segunda-feira, 10 de junho de 2013

VIOLÊNCIA: QUAL A CAUSA?

Que a violência no Brasil já passou do limite do aceitável, todos sabem. Mas qual é a causa principal? Vamos analisar alguns fatores.
Muitos dizem que a maior causa é a falta de oportunidade aos mais pobres, a falta de educação, de perspectiva de melhora de vida. Sem dúvida, falta no Brasil, uma educação pública de qualidade, falta maiores investimentos na profissionalização de jovens, etc, mas isso só não justifica a violência, pois não só os pobres roubam, estupram e matam.
Alguns afirmam que é a deterioração da unidade familiar que vem crescendo muito nos últimos anos. É lógico, que uma criança que cresce sem saber seus limites, que não tem a autoridade do pai e da mãe vigilantes e atuantes, terá uma maior tendência a ser um adulto criminoso, mas só isso não basta. Há muitas pessoas que cresceram sem nenhuma referência de limites e autoridade, mas se transformaram em adultos corretos.
Eu, particularmente, acho que a maior causa seja mesmo a impunidade. Nosso código penal é mais que ultrapassado, sendo ainda dos anos 40. De lá pra cá, muita coisa mudou no mundo. O Brasil mudou. E o que dizer da lei de execução penal, que prioriza o bandido, e do ECA? Todo ser humano é dotado de livre arbítrio, todos nós temos inteligência e discernimento para sabermos o que é certo e o que é errado. Queimar uma pessoa viva, como fizeram recentemente com dois dentistas no estado de SP e com o índio Galdino no DF em 1997, pode ser explicado pela falta de um pão para comer? Torturar, estuprar e matar uma moça, como o tal Champinha e seus comparsas fizeram em 2003, pode ser justificado pela baixa escolaridade e a falta de emprego?
Essas pessoas, e tantas outras que cometem crimes hediondos, sabem que não serão efetivamente punidas. Terão toda a sorte de benefícios, como progressão de pena, indultos, etc, e logo estarão soltas. Se soubessem que seriam condenadas a 30 anos e ficariam 30 anos presas em regime fechado, sem nenhum tipo de benefício, certamente pensariam duas vezes antes de cometer tais crimes. Inclusive os menores de idade, pois essa história de que “eles não são conscientes de seus atos” é pura balela, pois eu já tive 12, 13, 14, 15 anos e naquela época sabia muito bem o que estava fazendo, ou será que os adolescentes de hoje são mais estúpidos que os de anos atrás, antes do ECA?

Um maior rigor nas penas e sua execução não acabarão totalmente com a criminalidade, mas certamente ajudarão a reduzi-la e muito. Faltou dizer que a culpa é dos políticos, como muitos outros afirmam. É sim, mas por não aprovarem leis que combatam efetivamente a violência. O Fato de roubarem, de desviarem dinheiro público, etc, é condenável e inaceitável, mas por si só não justifica uma pessoa tentar roubar um celular e sem a vítima reagir, matá-la com um tiro a queima-roupa. As maiores vítimas da violência no Brasil, não são os políticos, os ricos, ou os famosos; são pessoas comuns, trabalhadores, estudantes, etc, que estão à mercê da bandidagem e sem nenhum amparo do estado que sustentam com impostos exorbitantes.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

INFLAÇÃO E REAJUSTE DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS É CULPA DA OPOSIÇÃO

            Pelo menos é o que afirmam alguns membros do PIG (Partido da Imprensa Governista).
            Alguns blogs de esquerda andam tentando desesperadamente justificar o aumento generalizado dos preços botando a culpa na oposição. O seguinte trecho foi retirado de um desses blogs: “Em primeiro lugar, a burguesia e seus meios de comunicação sabem que existe uma tendência geral de aumento dos preços de todas as mercadorias que estão na sociedade, independente do preço de um único produto. Ora, se há uma tendência de aumento de preços em todas as mercadorias, quem são os atores econômicos que aumentam os preços? São exatamente os capitalistas proprietários das fábricas, supermercados ou lojas do comércio. Portanto, é a base social tucana que opera o aumento dos preços, beneficiando-se com o aumento dos seus lucros.”. Tudo bem, os empresários são gananciosos? Claro que são? Mas, o que o governo tem feito para frear essa ganância e combater efetivamente a inflação? Aumento de juros!
Mas vamos para outro trecho: “Em segundo lugar, ao mesmo tempo em que exageram nas notícias sobre um “descontrole inflacionário”, fazem pressão pelo aumento das taxas de juros.”. Ora, mas a Confederação Nacional da Indústria (CNI) que representa esses  “capitalistas proprietários das fábricas” foi contra o aumento da taxa básica de juros, como vemos a seguir pelas declarações do responsável pela área econômica da entidade, Flávio Castelo Branco: “Qualquer aumento da taxa de juros é sempre 'mal-vindo' para a indústria, pois implica em aumento de custos e redução de compras pelo consumidor. A questão agora é saber quanto vai durar este ciclo, pois não acredito que esse aumento será o único a ser feito pelo Banco Central”.
Não há algo contraditório nisso? Num outro blog a bronca é sobre o aumento das tarifas de ônibus em SP: “E tão pouco, porque a presidenta Dilma Rousseff e o prefeito Fernando Haddad negociaram a retirada de impostos que incidem sobre passagens. Por isso, em algumas cidades de São Paulo, como São Bernardo, o prefeito se deu ao luxo de reduzir o valor da passagem. Ainda assim, um conjunto de jovens brancos e de classe média parou São Paulo na noite desta quinta-feira, com depredações e confrontos. Não havia ali um único negro. Parecia convenção do PSDB de São Paulo. Não havia um único trabalhador,...” Mas de acordo com a atual presidente de União Nacional dos Estudantes (UNE): “A UNE apoia o movimento. O transporte é um direito fundamental, que não deve estar sujeito às leis do mercado.” E todo mundo sabe que a UNE é ligada ao PT e demais partidos da base governista.
 Mas pelo que disse o blogueiro progressista, a culpa é do PSDB, e ele ainda usou um tom discriminatório ao afirmar que “Não havia ali um único negro” ou ainda “...um conjunto de jovens brancos e de classe média...”. Então todo negro é pobre? E todo estudante branco e de classe média é baderneiro?

A cara de pau desse pessoal do PIG (Partido da Imprensa Governista) é demais! Eles tentam de tudo que é forma justificar as ações de seus partidos e botar a culpa de todas as mazelas na oposição. Não que essa seja santa, mas DEM, PSDB, etc, já não estão no poder desde 2003, e a culpa pela inflação ainda é deles? Onde está a competência do PT para controlar a inflação que, segundo seus capachos blogueiros, está sendo vítima da oposição, mesmo tendo ampla maioria no Congresso? E o que dizer da culpa do PSDB e a inocência do PT sobre o aumento de tarifas e baderna em SP, coisa que o PT sempre foi especialista em fazer quando era oposição? Esses blogs de esquerda são uma verdadeira lavagem cerebral. Só os idiotas ainda não perceberam suas verdadeiras intenções!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

PEC 33: Golpe à Vista?


Sobre a PEC 33

Até pouco tempo, eu achava um exagero de muitos quando diziam que o PT estava tentando implantar uma ditadura no Brasil. Que eles defendem ditadores, isso todos sabem: os irmãos da ilha do Caribe, o “apedrejador” de mulheres do Irã, o louco da Coréia do Norte, etc, mas daí a criar uma ditadura no Brasil? Não! Justo eles que tanto “lutaram” contra a ditadura militar?
Mas agora com essa tal PEC 33, a coisa mudou de figura. O que diz a CF/88 no § 4º do Art. 60? “§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.”
O que essa PEC propõe? “- passam a ser necessários os votos de quatro quintos dos membros dos tribunais para que uma lei seja considerada inconstitucional. No caso do Supremo, seriam necessários os votos de nove dos 11 ministros (em vez de seis, como atualmente).
- em ações que questionam a legalidade de emendas à Constituição Federal, a decisão do Supremo não será mais definitiva. Depois do julgamento pelo STF, o Congresso terá de dizer se concorda ou não com a decisão. Se discordar, o assunto será submetido a plebiscito.
- fica transferido do Supremo para o Congresso a aprovação de súmulas vinculantes. Esse mecanismo obriga juízes de todos os tribunais a seguirem um único entendimento acerca de normas cuja interpretação seja objeto de controvérsia no Judiciário. A aprovação de uma súmula pelo Congresso dependeria do voto favorável de pelo menos 257 deputados e 41 senadores.”
Ou seja, fim da independência entre os poderes! Se a maioria do Congresso é governista, o Palácio do Planalto acabaria colocando uma mordaça na boca do Supremo.
Os ditos “progressistas” falam tanto em golpe, inventaram até o tal PIG (partido da imprensa golpista), dizem que o mensalão foi uma farsa montada pela imprensa e pela oposição, etc, mas se isso que estão propondo não for golpe, o que mais pode ser?
E o monte de blogs “progressistas” que há por aí e que vivem defendendo essa “teoria da conspiração” contra o governo PT, vivem tentando  enfiar na cabeça do  povo esse monte de besteiras, de que a direita quer dar um golpe como ocorreu no Paraguai, etc? Será que eles e o PT, apoiariam essa PEC caso ela fosse apresentada pelo PSDB quando este era governo?
Eu não apoiaria, como não apoio agora, e você?